Descrição

TEISU DOJO - CENTRO DE TREINAMENTO DE AIKIDO TRADICIONAL. SEJAM BEM-VINDOS!!!

Pesquisar na Web



O espírito Samurai

O código de honra, moral e ético fez dos guerreiros japoneses grandes figuras históricas.

O que tornou os Samurais guerreiros únicos na história não foi o simples fato de serem os grandes defensores no Japão feudal, mas o fato de seguirem e viverem o seu famoso código de honra não-escrito, conhecido como Bushido, o caminho do guerreiro. Nele, o Samurai se propunha a servir seu senhor com o máximo de empenho, lealdade e bravura. Destes princípios básicos partiram outros como a busca da perfeição nas artes militares, a preocupação com a reputação pessoal e, principalmente, a aceitação da morte a qualquer momento, desde que por uma causa justa e honrosa.

Bushido, ao pé da letra, significa “caminho ético do Samurai”. Mas pode ser considerado como um conjunto de leis que orienta a vida e a conduta dos antigos guerreiros japoneses. Assim como não se sabe exatamente a data do surgimento dos Samurais, também é impossível apontar uma época exata para a origem do Bushido. Pode-se afirmar, no entanto, que o código moral evoluiu de maneira acentuada após a conquista do poder pela classe militar em 1192.

Inazo Nitobe, em seu livro Bushido, a Alma do Japão, escrito no início do século 20, afirma que o código moral dos Samurais estava baseado no budismo, no xintoísmo e no confucionismo. O budismo era responsável por fornecer a calma, confiança, submissão, compostura frente ao perigo, desapego à vida e destemor da morte. É importante dizer que o Zen-budismo também influenciou o Bushido no sentido de fazer com que os Samurais se preocupassem não apenas com o corpo, mas com a alma. Já o xintoísmo oferece ao código moral o que o budismo não enfoca, como a lealdade ao soberano, a reverência à memória dos ancestrais e a piedade com os filhos. Para completar, o confucionismo é a principal fonte dos ensinamentos éticos.


Apesar dos Samurais não existirem mais no Japão contemporâneo, os seus valores morais e éticos expressos no Bushido continuam vivos como um dos grandes guias de conduta da sociedade.


Conheça os principais preceitos do Bushido

Retidão ou justiça
Poder de decidir sem hesitação sobre uma conduta de acordo com a razão.


Giri
Palavra de difícil tradução, muito usada no Japão contemporâneo. Significa dever ou razão correta.


Coragem
É inseparável da condição de Samurai e compreende ousadia e paciência.


Benevolência
Simpatia ou compaixão, principalmente com o inimigo.


Polidez
Cortesia e amabilidade.


Veracidade e sinceridade
A mentira e a falsidade não são encaradas como pecados, mais como sinal de fraqueza de caráter, o que é uma desonra para o guerreiro. Samurai sem caráter devem praticar o Harakiri ou Seppuku (suicídio pelo corte do ventre).


Honra
Senso de honra, sem injustiça.


Dever e lealdade
Importante na lida do Samurai com seu senhor feudal. Em alguns períodos, os guerreiros chegaram a praticar o Harakiri quando seu senhor morreria.


Educação e adestramento
A sabedoria, a benevolência e a coragem formam o tripé que sustenta o Bushido. O currículo de treinamento inclui esgrima, arte de atirar com arco, Jujutsu, equitação, uso de lança, tática militar, caligrafia, ética, literatura e história.


Auto controle
Poder de suportar a dor sem gemer e a tristeza sem gestos ou palavras.


Suicídio ou vingança
O Harakiri ou Seppuku é a forma de abrir a alma para mostrar que ela é limpa, desculpar-se por seus crimes e erros, e escapar da vergonha.



Espada
Representa a alma do Samurai.