Descrição

TEISU DOJO - CENTRO DE TREINAMENTO DE AIKIDO TRADICIONAL. SEJAM BEM-VINDOS!!!

Pesquisar na Web




Um caminho para a paz através do Aikido


O Aikido é uma arte marcial originária do Japão, criada pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), que concentrou nela toda a essência do conjunto de artes marciais japonesas (Budô). Buscando coordenar à perfeição das atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais. O Aikido propicia ao seu praticante, através do treinamento persistente, o domínio das técnicas de concentração e relaxamento, possibilitando: o combate ao "Stress", a defesa pessoal, a manutenção da saúde e a longevidade. Seu fundador afirmava:

"O importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo, é mais do que isso, derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família. É compreender as leis do universo, tomar-nos unos com ele.  Esse entendimento se dará pelo treinamento persistente."

Os movimentos do Aikido, sem exceção, seguem as leis da natureza.  São cheios de vigor e energia, mas aplicando sempre o princípio da não-resistência, da abstenção da força bruta. Consequentemente, pessoas de ambos os sexos e de todas as idades podem praticá-lo, sentindo-se atraídas com a real possibilidade de treinar a mente e o corpo, forjando inclusive um caráter equilibrado, temperando-se para todos os momentos da vida.

Evidentemente não tem sentido praticar Aikido pensando apenas fisicamente. A finalidade do Aikido é o espírito, a personalidade do praticante. Na realidade, as técnicas foram desenvolvidas com o objetivo de levar o indivíduo à iluminação, através da purificação que o treinamento nos conduz.  Este pressuposto é fundamental.  Quem quer treinar Aikido deve pensar em melhorar sua personalidade, iluminar seu espírito, melhorar sua saúde, e eventualmente, apenas usar as técnicas para se defender de um ataque de um agressor. 

Esta é, na verdade, a finalidade de todas as artes marciais que possuem a palavra 'DO' (caminho).  Assim, o Aikido, Karatê-Do, Judo e Kendo são artes com objetivos similares, apesar do grande público não enxergar as coisas desta forma devido a um grande desejo íntimo de agressão e destruição.

O Aikido teve por fundador um homem profundamente religioso, shintoísta, que acreditava que o Aikido fosse uma espécie de "Missogui" (Exército de Purificação), que eliminando as impurezas, o "Tsumi", o homem limpo poderia brilhar em todo o seu esplendor como um espelho. Na verdade, é exatamente isto o que acontece com o praticante assíduo.  Executando os movimentos, as toxinas vão deixando o organismo e o corpo se purifica. É uma verdadeira massagem que os Katas e Ukemis (rolamentos) são, eliminam as tensões psíquicas, relaxando o espírito.  As alternâncias entre o Ying e o Yang existentes em todos os Katas, mais a necessidade de integração com o parceiro (mussubi), provocam verdadeira revolução na mente dos aikidoístas fazendo ver o mundo com realismo, amadurecendo-os e reunindo-os em torno de Deus, para que possam ver que são a essência do Criador, que são parte de um todo e não personalidades egoístas, pensando apenas em si próprias.

Livres das impurezas e brilhantes como um espelho polido, o homem pode saber qual é a verdadeira vocação e missão nesta terra, o que lhe possibilitará escolher corretamente ao tomar suas decisões, desenvolvendo sua sensibilidade e tomando-se feliz. É esta a força que o Aikido pretende desenvolver, é este o combate do praticante, a verdadeira vitória não é vencer o seu opositor, mas vencer a si próprio, não deixando que a ignorância, os preconceitos, o mal, domine o seu ser. Usando uma linguagem mais ocidental a que estamos acostumados, na realidade o problema é livrar-nos dos pecados para atingir o paraíso, e é exatamente esta a proposta do Aikido. É importante não confundir o que foi dito acima com ideias errôneas sobre religiões que eventualmente tenha.

AIKIDO NÃO É RELIGIÃO, MAS SIM, UMA PRÁTICA COM O OBJETIVO DE EVOLUÇÃO, CONHECENDO A VERDADE.

O Aikido é uma arte marcial eficaz quando usada em lutas. Possui os movimentos circulares da esgrima japonesa e sua estratégia, com golpes e chaves de braço que facilmente podem quebrar qualquer agressor. Não pensem aqueles que gostam de coisas orientais apenas como um modismo, que o aprendizado da arte Aikido é fácil. O Aikido é um "Shugyo", um treinamento austero, somente com muita dedicação, com muita força de vontade poderá ser aprendido verdadeiramente.


MAS O SACRIFÍCIO VALE A PENA, E VALE MUITO!!!